Saneamento
As Ruas e Travessas do bairro de Paúba na cidade de São Sebastião encontram-se em péssimas condições, sem pavimentação e muitos buracos. No período chuvoso, se forma em quase todas as ruas, poças de água, proliferando focos de mosquitos transmissores de dengue e outras moléstias. A falta de pavimentação adequada dificulta também a vida dos pedestres, como crianças, estudantes, idosos e deficientes físicos que circulam diariamente pelas nossas ruas. O problema obviamente atinge também os condutores de veículos, que permanentemente lutam para não danificá-los em vias tomadas pelos buracos.
No período de estiagem, os problemas não diminuem. A poeira levantada pelos carros tem causado um grande número de casos de alergia que acometem, principalmente, crianças e idosos, ocasionando mais um problema de saúde pública.
Além da população nativa, de aproximadamente 800 pessoas, vale lembrar a quantidade de veranistas e hóspedes de pousadas e hotéis existentes em Paúba. Todo este contingente que gera impostos e um grande número de empregos diretos, por conseqüência, aumenta consideravelmente o tráfego de veículos leves e pesados na região.
Como também é de conhecimento de todos, Paúba conta com um sistema de tratamento de esgoto totalmente ineficaz, conforme relatório CETESB de Janeiro/2018. Grande parte desta ineficiência ocorre devido ao fato das ruas serem de terra. A ausência de pavimentação desloca as tampas dos bueiros causando infiltrações de terra e pedras. Como conseqüência, os entupimentos e vazamentos da rede de esgoto são frequentes, sendo também frequente o despejo de esgoto e material poluente no Rio Paúba. Veja relatório CETESB em http://cetesb.sp.gov.br/praias/wp-content/uploads/sites/31/2018/01/Mosaico-2017.pdf.
Desde 2012, quando foi implantado o sistema SABESP em Paúba, ao contrário do que se imagina, somente no ano de 2015, nossa praia foi classificada como “BOA”. Nos demais anos, anteriores e posteriores, a evolução da qualificação anual de balneabilidade teve nota “REGULAR”. Este ano de 2018 tivemos “Bandeira Vermelha” indicando praia imprópria para banho. Como explanado acima, este problema é conseqüência direta da ausência de pavimentação.
Diversos esforços estão sendo feitos no sentido de comover a prefeitura sobre a necessidade de pavimentação de Paúba. Caso você tenha conhecimento sobre o assunto e queira participar, entre em contato.
Comentários
Postar um comentário